Você sabe quais são as plataformas digitais essenciais para quem quer vender online com consistência? Existem ferramentas que potencializam o marketing digital e impulsionam negócios. Confira!
Para conseguir crescer na internet é preciso marcar presença. E não é a toa que chamamos de Presença Digital, o modo como marcas e empresas se posicionam na rede.
E para auxiliar nesse posicionamento, os estrategistas de marketing utilizam de plataformas digitais, que por sua vez, simplificam e automatizam processos importantes e complexos – de organizações que “vivem” na internet.
Nesse hiato, hoje quero te apresentar algumas das principais ferramentas digitais para quem deseja vender online com consistência! Continue sua leitura…
Você também vai gostar de saber: “Tráfego Pago: Sites para Anunciar na Internet“
O que são Plataformas Digitais?
Em síntese, é chamado de plataforma digital todo modelo de negócio que conecta consumidores de produtores de conteúdo. Entende-se como produtor de conteúdo, qualquer agente de comunicação, que por meio de redes sociais, blogs, sites institucionais etc – comunica-se com seus consumidores ou com sua audiência.
Sendo assim, existem muitas plataformas digitais. Como por exemplo, o Youtube, Instagram, blogs, entre outros.
Contudo, também existem outros “tipos” de ferramentas digitais que auxiliam na venda de produtos e serviços online, como por exemplo, os bancos digitais, as plataformas de pagamento, os serviços de e-mail marketing…
Perceba que não existe apenas um modelo de negócio e, por isso, a cada dia cria-se um novo modelo de plataforma digital para atender as demandas do mercado que vive em ascensão.
E Qual a Importância de uma Estratégia Digital nas Vendas Online?
Nos últimos anos (de 2018 para cá) o e-commerce nacional vem registrando uma alta nas vendas. Isto é, a cada ano que passa o número de consumidores digitais cresce no país.
Diante dessa demanda é muito relevante que os empreendedores brasileiros utilizem de boas estratégias digitais para impulsionar seus negócios na internet. E, portanto, nasce uma forte necessidade de ter em mãos boas plataformas digitais que possam auxiliar nessa tarefa!
O consumo de conteúdo digital está além da venda. Isso porque, ele é capaz de nutrir bons relacionamentos, fazendo com que as empresas se tornem referência de sustentabilidade; política; entre outras questões importantes para o planeta.
Porém, o contrário também é verdadeiro. Ou seja, a ausência de posicionamento digital pode afetar o crescimento de um negócio. Visto que, as pessoas podem entender que isso diz respeito as crenças da empresa. Como resultado, as vendas podem cair drasticamente.
8 Plataformas Digitais Essenciais para Vender Online
Agora anote aí as principais ferramentas digitais que ajudarão a impulsionar seu negócio na internet:
#1 – Google Analytics
Em outro artigo eu falei sobre a importância do Google Analytics para Produtores e Afiliados. Isso porque, essa ferramenta é de fato, extremamente importante para qualquer tipo de negócio.
Por meio dela é possível monitorar e analisar o tráfego de suas páginas na internet. Em resumo, você consegue entender quais são os conteúdos mais consumidos por sua audiência, bem como, consegue identificar quais são os termos mais buscados na rede que levam os usuários até seu site, blog, loja virtual etc.
Além disso, o Google Analytics te revela a taxa de clique; a taxa de rejeição; o tempo de sessão de cada usuário. Essas informações são muito importantes para quem deseja implementar uma estratégia de marketing persuasiva e rentável.
#2 – HubSpot
Para quem utiliza o blog como principal meio de comunicação com clientes, a HubSpot é uma ferramenta essencial. Afinal, ela é uma plataforma digital de Marketing de Conteúdo, o que por sua vez, é essencial para quem precisa melhorar o posicionamento de seus artigos nos mecanismos de buscas.
Através dela é possível criar bancos de dados; verificar o fluxo de clientes e muito mais! Vale a pena conhecer!
#3 – Google Search Console
O Google Search Console é muito importante para quem quer vender online e precisa usar estratégias orgânicas para impulsionar conteúdos.
Por meio dessa ferramenta você consegue melhorar o SEO do seu site ou blog com facilidade.
Ele oferece recursos de melhorias, a fim de garantir que suas páginas estejam em acordo com os algoritmos do Google ou de outros mecanismos de busca.
Em outras palavras, ao usá-lo em sua estratégia de marketing é possível atrair clientes sem precisar pagar anúncio publicitário para isso.
#4 – CRM
A sigla CRM significa Customer Relationship Management. Em tradução literal quer dizer Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Como o próprio nome sugere, sua empresa precisa ter um bom relacionamento com o usuário. Portanto, deve possuir um bom sistema de gestão que garanta uma comunicação fluída e eficaz.
Através do CRM você consegue registrar leads, gerenciar contatos, entender a jornada de compra de cada usuário etc.
Clique aqui para conhecer as melhores opções de CRM disponíveis no Brasil.
#5 – Buzzsumo
Essa plataforma digital serve para direcionar seus esforços dentro das mídias sociais.
A saber que aproximadamente 95% dos usuários da internet têm, pelo menos, uma conta em alguma rede social, fica evidente que é preciso investir nesses canais.
Portanto, para ter uma boa noção do que acontece em suas redes e, assim conseguir traçar estratégias vencedoras, a Buzzsumo é uma excelente opção de gerenciamento.
#6 – Asana
Se você procura uma ferramenta de gestão de projetos, a Asana é uma das melhores opções!
Com ela é possível se comunicar com toda sua equipe de maneira rápida e eficiente.
Ela otimiza processos e mantém o pessoal organizado e produtivo.
A ferramenta oferece:
- Listas de tarefas;
- Chat colaborativo;
- Exibição das estatísticas do progresso do projeto;
- Criação de macros.
#7 – Hootsuite
A plataforma digital Hootsuite é perfeita para quem precisa integrar diversas redes em um só local.
Ela funciona em formato de nuvem, o que por sua vez, facilita a questão de armazenamento de arquivos.
Para quem trabalha com diversas plataformas, essa é uma boa alternativa de integração.
#8 – SEMrush
Por fim, temos o SEMrush, que também está relacionado a produção de conteúdo. Nesse caso, o SEO melhora o ranqueamento de um site ou blog e, por meio do SEMrush você consegue estudar os concorrentes, melhorando sua própria estratégia de Marketing de Conteúdo.
Dentre as principais ferramentas disponíveis na plataforma está a avaliação de palavra-chave. Nesse sentido, o SEMrush te revela quais são as palavras mais usadas pelos concorrentes e te mostra qual sua posição com relação aos demais sites da internet.
Viu só quantas opções de plataformas digitais podem te ajudar a vender online com consistência?
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Abraços e até a próxima!
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