Vídeo Marketing

Incrível: Dicas de Edição de Vídeos para Afiliados

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 23, 2020

Você sabia que é possível dar uma decolada no seu Canal do Youtube através de truques simples sobre Edição de Vídeos para Afiliados? Confira algumas dicas a seguir!

Nada melhor do que assistir um vídeo no Youtube para tirar suas dúvidas sobre algo que você queira comprar ou saber um pouco mais sobre determinado assunto, não é mesmo?

E acredite, da mesma forma que você gosta de ver vídeos no Youtube para quebrar objeções sobre produtos ou serviços, seus clientes também gostam!

Por isso, é extremamente importante saber pelo menos o básico da Edição de Vídeos para Afiliado. Afinal, uma hora ou outra, você terá que começar a investir em um Canal no Youtube, se realmente quiser encarar o Marketing de Afiliados como um negócio profissional.

Você também vai querer saber um pouco mais sobre: “Revelação 2020: Como e Quanto o Youtube Paga?”

Benefícios de aprender sobre Edição de Vídeos para Afiliados

Em primeiro lugar você precisa saber que existem muitos benefícios em gravar e editar seus próprios vídeos.

A começar pelo fato de que é muito fácil criar um conteúdo em vídeo, desde que você saiba o que está fazendo.

E isso porque, para quem domina o “script” e sabe seguir um roteiro, gravar um vídeo pode ser mais simples do que escrever um artigo de mil palavras para blog, por exemplo.

Além disso, mesmo que você tenha que realizar diversos cortes e aplicar efeitos, com um bom equipamento e softwares que facilitem sua vida, é possível desenvolver um trabalho bastante profissional.

Por isso, antes de prosseguir falando sobre os benefícios, vou recomendar meu artigo “Gravador de Tela para PC: Qual Usar?” – nele eu apresento alguns softwares para gravar a tela do computador (provavelmente você vai precisar de um).

Por que editar os próprios vídeos?

  • Autonomia – Você pode definir como o seu vídeo irá começar, se desenvolver e terminar. Isso inclui cortes, sequências de cenas, efeitos visuais e sonoros.
  • Aprendizado – Toda vez que você se dispõe a realizar um novo projeto, ainda que nunca tenha feito antes, sabe que está recebendo uma tremenda oportunidade. Afinal, será mais uma habilidade para incluir em sua carreira.
  • Controle – Quando você pede para outra pessoa editar o seu vídeo, além de correr o risco de não ficar como você deseja, pode ser que você não o receba no prazo combinado. Obviamente, que existem profissionais incríveis que entregam o projeto na data planejada. Mas, lembre-se que é importante saber fazer sozinho(a) para evitar imprevistos.
  • Economia – E por fim, tem a questão do custo-benefício. Para editar seus vídeos será preciso ter um computador que suporte um software de edição, um programa com efeitos que te atendam suas necessidades e, se possível, uma câmera com boa captação de imagem e som. Ainda que pareça ser algo difícil de se conquistar, depois de ter seus equipamentos em mãos, você irá gerar uma grande economia por não precisar pagar para terceiros editarem seu material.

marketing com bruno marinho

O que saber antes de começar a Editar Vídeos?

Quando falamos de Edição de Vídeos para Afiliados existem alguns aspectos que você deve levar em consideração antes de começar a colocar a mão na massa.

Finalidade do vídeo

O seu vídeo será para divulgar algum produto ou serviço?

Será para educar a audiência sobre determinado assunto?

O vídeo terá como objetivo levar os usuários para uma página de vendas ou um site?

Quando você define a finalidade do seu vídeo, consegue traçar um público-alvo mais específico, e a partir disso, pode utilizar uma linguagem mais adequada à sua Persona.

Roteiro de Vídeo para Afiliados

Muita gente acha que o roteiro para vídeo precisa ser seguido “palavra por palavra”, mas na verdade, não é bem assim!

Ao fazer vídeos para o Youtube, é preciso ser o mais natural possível, do contrário os usuários verão que você está meio “engessado(a)” e isso pode surtir um efeito negativo em que está assistindo.

Todavia, isso não quer dizer que o vídeo tenha que ser bagunçado e sem “pé nem cabeça”. Daí, a importância em seguir um roteiro.

O roteiro para vídeo precisa ser objetivo e servir de “guia” para facilitar o desenrolar do conteúdo.

Como criar um bom roteiro para vídeo:

  • Escreva em um papel, o tema do assunto que irá abordar;
  • Desmembre esse tema em formato de tópicos;
  • Em seguida, faça pequenos resumos do que precisa ser dito em cada tópico;
  • Faça uma pesquisa sobre o tema para inserir informações relevantes em seu conteúdo;
  • Resuma os pontos principais dos tópicos e crie uma linha cronológica para eles;
  • Por fim, crie um texto congruente. Isto é, que tenha começo, meio e fim e comece a gravar o vídeo.

Você pode gravar um vídeo único abordando todos os tópicos de uma só vez e, depois vir cortando as partes que não ficaram boas ou ficaram muito extensas.

Ou ainda, você pode gravar tópico por tópico e, depois “colar” todas as partes, transformando-as em um só vídeo.

Elementos de Edição de Vídeo para Afiliados

Por fim, não esqueça de identificar quais serão os elementos essenciais do seu vídeo. Isto é:

  • Você vai precisar apresentar imagens de algum produto? 
  • Terá que contar uma história?
  • Vai adicionar efeitos sonoros e visuais?
  • Irá inserir depoimentos e prova social?

Tudo isso é muito importante no trabalho de Edição de Vídeos para Afiliados, já que você precisará convencer o usuário de que você está promovendo algo que realmente vale a pena.

Dicas de Edição de Vídeos para Afiliados

E agora que você já sabe bastante coisa sobre o trabalho de edição de vídeos, vamos conhecer alguns truques que poderão te ajudar a editar seus próprios vídeos:

#1 – Invista em Equipamentos de Gravação

A gente sabe que nem todo mundo tem condições de comprar uma câmera profissional para gravar seus vídeos. No entanto, é muito importante ter algo de qualidade para iniciar sua produção.

Portanto, sua câmera não precisa ser TOP de Linha, mas precisa ter ajuste de foco e iluminação (caso você não tenha equipamento de luz).

Além disso, se você quiser gravar com o celular, recomendo que compre um microfone de lapela para garantir que seus inscritos consigam te ouvir com maior exatidão. Evitando também, a captação de ruídos externos.

Existem Kits para Youtuber no Mercado Livre que possuem um excelente custo-benefício. Vale a pena conferir!

#2 – Tenha um bom Software de Edição de Vídeos para Afiliados

Obviamente, que existem milhares de programas de edição de vídeos para afiliados ou não. Contudo, você terá que escolher um que seja compatível com as configurações do seu computador.

Programas para Editar Vídeos gratuitos que rodam em PC fraco:

#3 – Priorize a Qualidade do Áudio

Seu vídeo pode não ter nenhum efeito visual ou sonoro, mas é imprescindível que os inscritos consigam escutar perfeitamente o que você está dizendo.

Para isso, vou deixar aqui um programa de edição de áudio: Audacity.

Ele é bem fácil de usar e funciona em qualquer pc. Com ele você pode reduzir ruído, cortar e editar partes do seu áudio e muito mais!

#4 – Não exagere nos Efeitos Visuais

É comum encontrar afiliados que adoram incluir efeitos visuais em seus vídeos e, se você souber utilizar com moderação, eles realmente podem melhorar a qualidade do seu vídeo.

Todavia, não cometa excessos!

Foque na qualidade do conteúdo e não nos artifícios que irá utilizar para entreter os usuários. Portanto, sempre entregue um conteúdo de qualidade para sua audiência.

#5 – Coloque a “@” de suas Redes Sociais no Vídeo

Assim como é importante colocar seu nome na apresentação do vídeo, é muito relevante inserir suas redes sociais durante a transmissão do conteúdo.

Isso porque, seus usuários poderão te encontrar nas mídias sociais para consumir outros formatos de conteúdos produzidos por você.

Além disso, será mais fácil promover novos produtos, além daqueles que você já vem promovendo no Canal do Youtube.

Ah, e lembre-se de deixar seus links de afiliados na descrição de cada novo vídeo postado, hein? 

Agora corre lá para o Youtube e Se Inscreva no Meu Canal!
Já estamos na Aula 6 do meu Curso Completo de Marketing de Afiliados!
Não Perca essa Oportunidade Gratuita!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.