Marketing Digital

A Verdade que Ninguém Conta sobre o Marketing Digital

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 11, 2020
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Você já deve saber que existem muitos mitos relacionados ao trabalho online, mas, qual será a Verdade que Ninguém Conta sobre o Marketing Digital? Vamos conhecer agora!

Decerto existem milhares de mitos relacionados ao Marketing Digital, que por sua vez, tem sido a fonte de renda de muitas pessoas em todo o mundo.

No entanto, indivíduos que querem iniciar suas carreiras nesse mercado, buscam por informações na internet – o que é completamente natural.

Porém, muitas vezes as pessoas se esbarram em publicações e vídeos que deturpam a verdadeira imagem do trabalho online.

E em função disso, hoje vou revelar toda a verdade que ninguém conta sobre o Marketing Digital.

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O que é Marketing Digital?

Antes de tudo, vamos fortalecer o conceito de Marketing Digital.

Marketing Digital é o trabalho desenvolvido na internet, cuja finalidade visa focar no consumidor e não, propriamente, no produto ou serviço que está sendo vendido. 

Ficou confuso? Calma que vou explicar melhor!

No Marketing Digital o empreendedor precisa se comunicar com o cliente de maneira direta, porém, altamente personalizada.

Nesse sentido, existem diversas ferramentas de atração, que objetivam criar uma linguagem específica para cada tipo de negócio. Vou deixar aqui o link para meu artigo que apresenta o Glossário de Marketing Digital (salve para ler depois).

Ou seja, o Marketing Digital faz uma análise das características e necessidades dos consumidores, criando estratégias para melhorar a experiência dos usuários que querem consumir produtos ou serviços pela internet.

Em síntese, o negócio online bem estruturado é aquele que foca no consumidor, a fim de obter os melhores resultados.

Nesse hiato, vale dizer que para se dar bem no Marketing Digital você precisa construir uma estrutura sólida e congruente com a imagem que você deseja passar para seus clientes.

O que realmente importa no Marketing Digital?

Em resumo, o que realmente importa no Marketing Digital são as estratégias. Afinal, por meio delas você conseguirá mensurar os resultados, a fim de melhorar cada vez mais suas campanhas de conversão.

Obviamente, que existem muitos meios de construir uma carreira profissional no Marketing Digital. Como por exemplo:

Mas, para falar a verdade, é preciso ter uma estratégia forte, capaz de fazer com que você se destaque dos concorrentes!

E por isso, é preciso exercitar os principais pilares que constroem o Marketing Digital:

  • Técnicas de SEO;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Mídias Sociais;
  • Links Patrocinados;
  • Parcerias.

Agora que você já sabe disso, vamos conhecer a verdade que ninguém conta sobre o Marketing Digital.

marketing com bruno marinho

A Verdade que Ninguém Conta sobre o Marketing Digital

O SEO é fundamental para ter sucesso

Se você leu ou ouviu por aí que não precisa se preocupar com SEO para ter sucesso no Marketing Digital, saiba que isso é mentira!

As técnicas de SEO (search engine optimization) – que em tradução literal quer dizer otimização para motores de busca, representam o sucesso do seu tráfego orgânico.

Em linhas gerais, existem 3 meios de se conseguir tráfego para suas páginas na internet:

  • Acesso direto;
  • Tráfego pago;
  • Tráfego orgânico.

O acesso direto se refere ao tráfego que seu site ou blog recebe por meio de acesso aos links de seus e-mails, artigos ou busca direta pelo seu domínio.

Já o tráfego pago diz respeito aos links patrocinados: Google Ads ou Facebook Ads. Nesse sentido, você paga para as plataformas anunciarem suas páginas para os demais usuários.

Por fim, e o mais importante de todos, temos o tráfego orgânico, onde os usuários encontram suas páginas de maneira orgânica, ou seja, ao pesquisarem no Google, suas páginas aparecem no buscador.

Mas para que isso aconteça, você precisa utilizar as técnicas de SEO em todas as suas páginas, já que elas consistem em melhorar a qualidade do seu site ou blog para os mecanismos de buscas (Google, Bing, Yahoo…).

Existem muitos meios de melhorar o SEO das suas páginas, como por exemplo, utilizar corretamente as palavras-chave do seu nicho em seus artigos, e usar backlinks nas páginas em geral.

É preciso investir em Mídias Sociais em todas as etapas do funil

Muito se falou que as redes sociais só serviam para trabalhar o topo do funil (momento de atração dos usuários). Todavia, pesquisas revelaram que tanto o meio, quanto o fundo do funil também podem se beneficiar dessas plataformas.

Portanto, é importante estudar as etapas do funil de vendas para aperfeiçoar suas estratégias nas mídias sociais. Como resultado, você irá melhorar a experiência dos usuários e ainda conseguirá aumentar suas vendas online.

Seu conteúdo precisa ser otimizado

Uma coisa é certa: O Marketing de Conteúdo é essencial para quem desejar obter sucesso no Marketing Digital.

Por isso, você, obrigatoriamente, terá que publicar artigos em seu blog, vídeos em seu canal do youtube e conteúdos nas redes sociais.

Nesse sentido, todo conteúdo publicado deverá se adequar as otimizações em SEO, que já explicamos anteriormente!

Link building é fundamental em sua estratégia

O link building, em resumo, significa um conjunto de ações para aumentar o número de links externos que apontam para seu site ou blog.

E para conseguir isso é bem difícil!

Porém, tenho algumas dicas relevantes. Anote aí:

  • Faça Guest Posts – Ofereça artigos gratuitamente para parceiros, e dentro desses conteúdos insira links qualificados que apontam para suas páginas.
  • Escreva em plataformas de conteúdo – Medium e Buzzfeed são excelentes para sustentar uma estratégia de link building.

Dispositivos móveis geram mais conversões que desktop

Será que essa verdade você já sabia?

Hoje, 90% dos usuários da internet acessam sites e blogs a partir de seus dispositivos móveis. Por isso, você deverá investir em uma estrutura responsiva.

Isso significa que é preciso ter um site responsivo (que seja adequado ao smartphone, tablet, desktop…).

Dessa forma você garante que os usuários irão conseguir aproveitar ao máximo a experiência dentro de suas páginas!

Tem que fazer Remarketing

Para aumentar as conversões no Marketing Digital, é preciso fazer remarketing.

O remarketing, também chamado de retargeting, aumenta as chances de conversão entre visitantes que, por alguma razão, não finalizaram uma compra em primeira instância.

Dessa forma, você consegue ter mais de uma chance de vender para o mesmo usuário!

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