Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Call to action: O que é CTA e Como escolher as Melhores

Marketing Digital

Call to action: O que é CTA e Como escolher as Melhores

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 19, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Todo bom “marketeiro” sabe da importância da call to action. Afinal, elas são essenciais para direcionar usuários para uma página de conversão. Saiba mais!

Você já parou para reparar que toda propaganda vêm acompanhada de uma chamada para ação? Isto é, no final de um comercial de TV ou mesmo, nos anúncios do Facebook e Google Ads, sempre existe um botão com um link. E, de modo geral, esse botão recebe o nome de “saiba mais” ou “compre agora”.

Acontece que, essa chamada para ação, em inglês, é denominada de “call to action”. Que por sua vez, pode receber um link direcionando as pessoas para outra página, ou apenas uma frase de efeito, a fim de estimular o usuário da internet ou o telespectador da TV, à realizar uma ação.

Portanto, as famosas CTAs servem para orientar as pessoas em seu processo de compras. Onde quem a utiliza (o vendedor) se esforça ao máximo para conseguir acelerar a jornada de compra do cliente.

Você também vai gostar de saber: “Como fazer um Lançamento de Produto de sucesso?

O que é CTA?

Em resumo, a call to action é qualquer tipo de chamada, ou seja, uma frase de efeito ou uma palavra persuasiva, que faça com que alguém realize uma ação.

No Marketing Digital, a CTA, geralmente, leva o usuário para uma página de vendas. Dessa forma, sempre que alguém promove um produto ou serviço, inclui um botão com um link externo para incentivar que o usuário ou o leitor, seja estimulado a clicar e comprar algo.

Além de conseguir gerar leads para um negócio, a CTA é capaz de aumentar, consideravelmente, o número de vendas de uma empresa. Isso porque, se você aprender como usar corretamente suas CTAs, conseguirá “conversar” com o cliente sem que ele se sinta forçado a comprar um produto de você.

Existem diversos tipos de CTAs e; mais à frente vou citar alguns exemplos que você pode utilizar em seu negócio digital. Mas, antes quero te explicar como escolher a melhor call to action. Confira!

Call to action

Como Escolher uma Boa Call To Action?

Antes de mais nada, é preciso conhecer sua audiência para entender qual CTA será mais persuasiva. Para isso, será necessário identificar sua Persona. Vou deixar aqui o link para meu artigo sobre Persona. Salve para ler depois.

Feito isso, siga os seguintes passos:

Defina o Estágio do Funil de Vendas da sua Página ou Anúncio

Quando você cria uma página e/ou um anúncio, precisa definir o estágio do funil de vendas que seu conteúdo aborda. Através dessa definição, você saberá qual o tipo de visitante que será atraído para ele.

Nesse sentido, cada “tipo de visitante” deverá receber uma CTA diferente. 

Por exemplo, se você escreveu um artigo no seu blog e deseja atrair novos visitantes, sua CTA deve ser amigável, ou seja, em vez de inserir um botão para compra, insira um botão para um material gratuito ou para um advertorial.

No entanto, se você criou um anúncio para um público quente, ou seja, pessoas que já conhecem o produto e estão prontas para comprá-lo, o ideal é que sua CTA seja direcionada para a página de vendas. Ou seja, um botão de “comprar” seria a melhor opção.

Escolha o Formato do Call To Action

Você se engana ao acreditar que só existe um tipo de CTA. Na verdade, cada formato de call to action serve para uma finalidade em específico.

Por exemplo:

  • Texto – Um link pode estar inserido dentro de um texto e, ainda assim, ser considerado uma CTA. Toda vez que eu escrevo “Se Inscreva no Meu Canal do Youtube para receber mais dicas sobre Marketing Digital”, coloco o link para o meu canal dentro da frase. Isso é um tipo de CTA. Pois, assim que o usuário clica no link e se inscreve no canal, eu ganho um inscrito e isso me ajuda a potencializar ainda mais o alcance do meu conteúdo em vídeo.
  • Sidebar/Banner/Fotos – Sabe aqueles banners que ficam dentro blogs e sites? Eles também pode ser uma CTA. Para isso, basta criar um Sidebar com uma frase atraente e, inserir um link dentro dele. Todo mundo que criar nessa imagem será redirecionado para outra página, que por sua vez, pode ser uma página de vendas.
  • Botões – E, obviamente que, temos os CTAs em formato de botão. Eles são muito utilizados e funcionam muito bem. Mas para que seu botão seja atrativo você precisa estudar um pouco sobre a psicologia das cores.

Defina o Objetivo da sua CTA

Por fim, você precisa ter em mente qual a finalidade da sua chamada para ação. Essa dica se encaixa com as duas anteriores, pois, através do objetivo fica mais fácil determinar o tipo de Persona e melhor formato de CTA a ser utilizado.

Dentre os principais objetivos de uma CTA temos:

  • Gerar Tráfego para um Site, Blog, Redes Sociais ou Página de Vendas;
  • Construir uma Lista de E-mails para capturar Leads;
  • Aumentar o Número de Downloads de um Arquivo;
  • Melhorar o Engajamento das Mídias Sociais;
  • Aumentar o Número de Visualizações de um Vídeo no Youtube;
  • Conseguir Participantes para um Evento;
  • Coletar Dados Através de uma Pesquisa Eletrônica;
  • Entre outros.

Exemplos de Call to Action

A seguir, confira alguns exemplos de CTA que você pode começar a usar ainda hoje em seu negócio digital:

Saiba mais

O clássico botão de “Saiba mais” é uma excelente opção para quem precisa de uma CTA para clientes do topo de funil. Ou seja, pessoas que estão procurando por um produto ou serviço, mas ainda não sabem exatamente se ele poderá resolver o seu problema.

Ao inserir uma CTA de “Saiba Mais”, você redireciona o cliente para uma página mais completa. Repleta de informações relevantes. E dentro dessa página, você adiciona uma CTA de compra.

Inscreva-se

Você pode usar a CTA de “Inscreva-se” tanto dentro de um botão, quanto dentro de um texto.

Ela também é ideal para cliente do tipo de funil, pois pode redirecionar usuários para uma página ou um vídeo completo, que por sua vez, fale sobre os benefícios do produto ou serviço que você comercializa.

Teste grátis e Baixe grátis

E que tal oferecer algo gratuito para os clientes?

Uma CTA de “teste grátis ou baixe grátis” é perfeita para clientes que estão avançando no funil. Eu diria que ela é perfeita para quem está no meio do funil, ou seja, já sabe que tem um problema e agora estão em dúvidas se compram de você ou de outra empresa.

Com um material gratuito, você pode convencer o cliente de que sua empresa vale mais a pena!

Fale Conosco

Existe ainda a CTA de “Fale conosco”, que é perfeita para clientes que estão no fundo do funil. Ou seja, pessoas que já conhecem sua empresa e, querem comprar seu produto ou serviço.

Oferta Limitada

Por último, você pode usar a CTA de “Oferta limitada” para clientes que também estão no fundo do funil. Afinal, eles já se decidiram que querem comprar algo de você e, ao oferecer uma promoção você acelera o processo de compra.

Gostou dessas dicas? Então coloque seu e-mail aqui embaixo, pois vou te enviar conteúdos inéditos para sua caixa de mensagem!

Até lá!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Replies to “Call to action: O que é CTA e Como escolher as Melhores”

Conteúdo Evergreen: O que é e Como Funciona?

[…] Marketing Digital […]

Quais os Benefícios de Empreender com Marketing de Afiliados?

[…] Marketing Digital […]