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Qual é a Estrutura Básica para Vender como Afiliado (Domínio + Hospedagem)

Marketing de Afiliados

Qual é a Estrutura Básica para Vender como Afiliado (Domínio + Hospedagem)

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 1, 2021
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Para ganhar dinheiro todos os dias trabalhando com Marketing Digital, você precisa conhecer a estrutura básica para vender como afiliado. Afinal, para escalar a médio longo prazo é necessário construir um negócio consolidado na internet.

O desejo de todo afiliado é gerar vendas rápidas. Entretanto, sabemos que a única maneira de ganhar dinheiro, diariamente, trabalhando com Marketing Digital, é através da construção de uma estrutura sólida. Ou seja, você precisa criar pilares resistentes para garantir que seu negócio continue prosperando cada vez mais!

Anteriormente, falamos da importância de conhecer e se familiarizar com as principais estratégias do Marketing Digital. E agora, vamos identificar qual é a estrutura básica para vender como afiliado todos os dias. 

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Qual é a Estrutura Básica para Vender como Afiliado (Domínio + Hospedagem)

Ainda que as redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube, potencializem o alcance do seu negócio na internet, para conseguir gerar autoridade e aumentar o número de vendas mensais, você precisa ter um site com blog.

Acontece que para ter um site com blog é necessário, basicamente, conhecer dois conceitos importantes e fundamentais para quem vive de Marketing Digital: o domínio e a hospedagem.

Em síntese, domínio + hospedagem, são essenciais para qualquer tipo de negócio digital. Mas, para os afiliados, eles são quase que obrigatórios. Visto que, sem eles fica difícil conseguir se destacar da concorrência. Que por sua vez, está cada vez mais atuante na produção de conteúdo para blogs.

Já falamos sobre a importância de ter um blog em sua estratégia digital; e agora vamos conhecer a fundo, o que é necessário para construir e fortalecer sua presença na internet.

O que é um Domínio?

Em resumo, o domínio é o nome do seu negócio. Isto é, ele representa seu negócio na internet e se apresenta para os usuários em formato de endereço eletrônico.

Nesse sentido, todo domínio é composto por um nome + uma extensão. Exemplo:

  • marketingcombrunomarinho[nome].com.br[extensão]

No meu caso, o nome do meu site com blog é “marketingcombrunomarinho” e minha extensão é “.com.br”.

Contudo, existem diversos tipos de extensões disponíveis na internet, como por exemplo:

  • .com
  • .site
  • .tech
  • .org
  • entre outras

Por que você precisa registrar um Domínio?

Em primeiro lugar, porque através do seu domínio as pessoas conseguirão identificar o seu negócio com facilidade, a fim de distinguir a sua empresa das demais que existem por aí.

Além disso, quando você cria seu site ou blog através de um criador de site (WordPress, Blogspot, Wix, entre outros), um domínio automático é gerado para você. Todavia, esse domínio é genérico. Como resultado, seu site ou blog fica amador, o que por consequência, gera desconfiança nos usuários, prejudicando suas vendas na internet.

Exemplo de domínios automáticos gerados pelos criadores de sites:

  • www. marketingdigital.wixsite.com
  • www.marketingdigital.wordpress.com
  • www.marketingdigital.blogspot.com

Quando você usa esse tipo de endereço eletrônico, não precisa pagar pelo registro de domínio, entretanto, como já deve imaginar, causa estranheza nos usuários e, por fim, acaba perdendo boas chances de negócios.

Benefícios de Registrar um Domínio Personalizado

A seguir, confira as principais vantagens de registrar um domínio para criar uma estrutura básica para vender como afiliado:

  • Aumentar a Autoridade da sua Marca – O domínio personalizado te ajuda a construir uma forte presença digital. Nesse sentido, você transmite a ideia de que sua marca é séria e confiável, portanto, merece ser reconhecida no seu segmento. Além disso, os usuários compreendem que para você, existe uma grande importância em oferecer conteúdo de valor em um ambiente digital seguro. Isso gera aprovação social por parte dos demais usuários e concorrentes;
  • Melhor Alcance nos Mecanismos de Buscas – O Google, bem como outros mecanismos de buscas, dão preferência para sites e blogs com domínios próprios. Sendo assim, ao registrar um domínio personalizado, suas páginas tem mais chances de aparecer nas primeiras páginas do Google, aumentando assim, suas vendas como afiliado;
  • E-mail Personalizado – Outro benefício de ter um domínio próprio é que você poderá criar e-mails personalizados para o seu negócio. Como por exemplo: [email protected] Essa personalização deixa seu negócio ainda mais profissional;
  • Proteção de marca – Ainda que não haja garantias legais sobre isso, ao registrar um domínio personalizado para seu negócio digital, você consegue proteger sua marca, assegurando que ninguém mais terá um domínio igual ao seu na internet;
  • Excelente custo-benefício – Ter um domínio próprio é muito barato. A partir de R$40 por ano, você já consegue registrar seu domínio na internet.

Passo a passo para Registrar Seu Domínio

Confira o tutorial que preparei para te ajudar com o registro personalizado para seu negócio digital:

registrar um domínio - como registrar um dominio br

Como registrar um domínio com final “.br”

  • Se o seu objetivo é criar um domínio, cuja extensão é “.com.br”, acesse o site Registro.br. Esse site é responsável pela manutenção dos domínios com final “.br.”;
  • Em seguida, digite o nome desejado na barra de pesquisa do site e aperte “enter”. Esse processo te ajudará a descobrir se o nome que você deseja registrar está disponível ou se já está sendo usado por outro usuário;
  • Caso o nome não esteja disponível, será preciso buscar por outro. Mas se estiver disponível, cadastre-se na plataforma. Para isso, clique em “criar conta”. Depois, siga as instruções do site;
  • Após a criação da conta, será possível registrar seu domínio. Informe seu CPF ou CNPJ e dados pessoais, como nome completo, endereço, telefone etc.;
  • Feito isso, será preciso pagar pelo domínio. Escolha se você pagará por 1 ano ou mais. Defina o método de pagamento e pronto!

OBS: Dentro do painel de registro de domínio, será preciso alterar informações de DNS do servidor onde seu site será hospedado. Se você ainda não tiver um serviço de hospedagem (falaremos disso, adiante) o Registro.br oferecerá um serviço de DNS próprio durante o cadastro.

Como registrar um domínio com outras extensões

Se você quiser registrar seu domínio com outro tipo de extensão, recomendo que utilize o seu serviço de hospedagem para definir a melhor extensão para o seu negócio.

Plataformas como Hostinger, Hostgator e GoDaddy, por exemplo, oferecem diversas extensões para seus usuários. Para escolher a sua, basta seguir as instruções apontadas pelos sites na hora da contratação do seu plano de hospedagem.

O que é uma Hospedagem?

Para que sua Estrutura Básica para Vender como Afiliado fique completa, será preciso escolher uma boa hospedagem.

Em suma, você sabe que o domínio é o nome do seu site, mas o que a hospedagem representa?

Em linhas gerais, a hospedagem é “a casa do seu site ou blog”. Esse serviço garante que todas as suas publicações, bem como vídeos e imagens postados no blog, fiquem armazenados em um servidor, que por sua vez, é um “super computador” que coleta e guarda itens disponibilizados em milhares de sites.

Com o objetivo de garantir que seu site fique no ar 24 horas por dia em 7 dias da semana, o serviço de hospedagem oferece recursos e ferramentas que auxiliam na manutenção de suas páginas.

Acontece que sem uma hospedagem, de nada adianta ter um domínio e vice-versa. Ambos são aliados e, por isso, precisam estar na sua estrutura básica para vender como afiliado.

Tipos de hospedagem de sites e blogs

Cada tipo de hospedagem é indicada para um tipo e tamanho de site/blog. Sendo assim, existem:

Hospedagem compartilhada

Geralmente, o afiliado iniciante utiliza esse tipo de hospedagem. Pois, além de ser mais barata é também, o tipo mais comum.

A hospedagem compartilhada aloca diversos sites em um mesmo servidor.

Embora tenha um excelente custo-benefício, vale dizer que ela possui limitações de armazenamento e também, pode sofrer com oscilações em seu funcionamento. Portanto, antes de escolher a sua, pesquise sobre o suporte oferecido pelas empresas.

Servidor dedicado

Esse tipo de hospedagem é mais indicado para grandes empresas, que por sua vez, precisam ter mais controle sobre o servidor onde seus arquivos estão armazenados.

Além disso, sites e blogs que recebem um grande fluxo de acessos diários, precisam de um servidor dedicado para garantir que não haverá picos de inatividade no decorrer do dia.

VPS

Ainda que seja menos comum, o VPS é uma espécie de servidor dedicado, contudo, ele possui diversos servidores isolados internamente.

Para quem está começando no Marketing Digital, essa não é uma boa opção, pois é necessário ter experiência na configuração de sistemas e scripts.

Criador de sites

Por último, temos a opção de criador de sites (WordPress, Wix, Blogspot) que são aquelas hospedagens “gratuitas”.

Sua vantagem está na facilidade de criar e colocar um site ou blog no ar. Pois, eles funcionam a base do sistema de “arrasta e solta”, facilitando a criação das páginas.

Mas a desvantagem está na falta de autonomia e no formato “amador” que eles oferecem aos usuários.

Melhor Hospedagem para Estrutura Básica para Vender como Afiliado

A hospedagem compartilhada é a melhor opção para o afiliado que está iniciando no Marketing Digital. Isso porque, além de ter suporte das plataformas de hospedagem, você também pode utilizar o WordPress como sendo seu criador de sites.

A diferença é que por meio do serviço de hospedagem, o seu site ou blog WordPress, terá um domínio personalizado e receberá toda a assessoria necessária para colocar suas páginas no ar de maneira profissional.

Ademais, quando você está começando no Marketing Digital, seu site ou blog receberá um volume de tráfego baixou ou moderado. Portanto, a hospedagem compartilhada será mais do que suficiente para te ajudar a manter suas páginas funcionando 24 horas por dia.

Como escolher uma plataforma de hospedagem?

Antes de definir qual será sua plataforma de hospedagem, vamos conhecer as mais famosas do mercado atual:

  • Hostgator
  • Hostinger
  • Wix
  • Locaweb
  • GoDaddy
  • UOL Host

Mas existem muitas outras e, por isso, para escolher aquela que cabe no seu bolso e atende suas necessidades, você deverá avaliar os seguintes aspectos:

  • Capacidade de Armazenamento – Verifique qual a capacidade máxima oferecida pelo serviço que está contratando, sendo que, quanto mais, melhor;
  • Contas de e-mail disponíveis – Observe se você terá acesso a um e-mail gratuito, pois isso será relevante para a construção de um negócio profissional;
  • Domínio Grátis – A grande maioria dos serviços de hospedagem oferecem domínios gratuitos. Caso você ainda não tenha um registro no site “Registro.br”, esse diferencial poderá te ajudar muito. Se você tiver um registro, entre em contato com o suporte da sua hospedagem para saber como alterar as configurações de DNS do seu domínio;
  • Segurança do site/blog – Confira as medidas de seguranças oferecidas pela hospedagem. Dentre as principais estão: SSL e Backups;
  • Suporte – Por fim, analise o suporte oferecido pelo serviço de hospedagem. É importante que seja um suporte em português e que o atendimento seja humanizado (não seja apenas via chatbot).

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