Marketing Digital

Gestão Profissional de Contatos no WhatsApp

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em janeiro 6, 2021
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Manter a organização pode ser o maior diferencial de um negócio, principalmente, quando ele é digital. Sendo assim, hoje vamos falar sobre Gestão Profissional de Contatos no WhatsApp. Confira!

Devido sua facilidade, atualmente, tudo gira em torno da Era Digital. Portanto, a maioria dos negócios estão migrando para plataformas digitais.

E quando pensamos em negócios digitais, estamos nos referindo a pequenos, médios e grandes empreendimentos, bem como, ao Marketing de Afiliados, que por sua vez, tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e no mundo.

Em função disso, é preciso se organizar; Manter os projetos sob controle; do contrário, o sucesso poderá tardar ou ainda, sequer surgir. Portanto, para escalar qualquer tipo de empreendimento, você deverá se atentar aos mínimos detalhes – a começar pela Gestão Profissional de Contatos no WhatsApp. Entenda mais, a seguir…

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Priorize os Contatos que Você Precisa ter em Sua Agenda

Se você é um empreendedor que utiliza o WhatsApp para fazer negócios, precisa começar a se perguntar quais são os contatos que deseja manter em sua agenda.

Isso porque, “abarrotar” sua agenda pode atrapalhar sua organização, sobretudo, se o seu objetivo é captar leads para promover seus produtos ou serviços.

Certamente, conseguir coletar um grande número de usuários para divulgar uma marca ou um negócio, é um ponto positivo. Mas, é preciso ter cautela e saber separar os usuários por nível de consciência.

Vou simplificar dando um exemplo do que fazemos no Marketing de Afiliados…

Ao divulgar um curso online de inglês, sei que nem todo cliente está preparado para o momento da compra. E, pensando nisso, preciso ter uma comunicação diferenciada com cada tipo de cliente – sempre pensando em seu grau de consciência.

Sobre o grau de consciência…

Normalmente, existem 3 tipos de clientes em potencial:

  • Aquele que já sabe qual curso online de inglês deseja fazer;
  • O que quer fazer um curso online de inglês, mas não sabe qual escolher;
  • E aquele que pensa em cursar inglês porque o patrão sugeriu um “up” no currículo, mas ainda não sabe se vai fazer um curso online ou presencial.

Agora, imagine se eu colocar todos esses clientes em uma mesma lista de contatos, como eu vou conseguir gerenciar minha comunicação com todos eles, se cada um está em um momento diferente de compra?

Percebe como isso é importante e como qualquer deslize pode minar suas vendas?

Portanto, o primeiro passo para ter uma boa Gestão Profissional de Contatos no WhatsApp é saber quem deverá ir para sua agenda do celular e, quem deverá estar em sua lista de e-mail, telegram etc.

Crie sua Conta no WhatsApp Business

Aqui no blog já falei sobre como ter WhatsApp Comercial e, para ler esse artigo clique aqui.

Mas, no geral, o WhatsApp Business oferece vantagens que o WhatsApp “convencional” não possui. Afinal, ele foi criado, justamente, com o propósito de potencializar as vendas dos comerciantes.

Por exemplo, ao usar esse app você consegue adicionar tags de identificação em cada contato. Então, na lógica, um bom exemplo de tags para contato seria:

  • “Clientes” – Pessoas que já compraram com você;
  • “Interessados” – Usuários que demonstraram ter interesse em comprar com você;
  • “Curiosos” – Aquelas pessoas que querem saber um pouco mais sobre o seu negócio ou produto.

No Marketing Digital, chamamos de leads todas as pessoas que são atraídas para o nosso empreendimento, mas possui um baixo grau de interesse com relação ao nosso produto ou serviço.

A ideia de coletar leads é, aumentar o nível de consciência dessas pessoas, fazendo com que elas queiram comprar o que estamos oferecendo, pois assim serão beneficiadas por nosso negócio.

Em síntese, ao usar as ferramentas do WhatsApp Business você conseguirá separar seus contatos com maior assertividade, podendo criar campanhas bem direcionadas, elevando a possibilidade de compra de cada contato.

Gestão Profissional de Contatos no WhatsApp

No vídeo que publiquei aqui em cima (assista assim que acabar a leitura desse artigo), eu apresento uma ferramenta de CRM que irá te ajudar a organizar seus contatos, mesmo que você utilize o WhatsApp “convencional”.

No entanto, quero deixar aqui boas práticas de Gestão Profissional de Contatos no WhatsApp, principalmente, para quem utilizar a versão Business.

Utilize o Recurso de Mensagens Automáticas

Automatizar é algo que facilita muito a vida de quem trabalha pelo WhatsApp. Isso porque, através da automatização é possível personalizar mensagens, podendo programar envios para situações específicas.

Um exemplo de mensagem automatizada no WhatsApp é quando você programa uma saudação para um novo contato. Ou ainda, quando você cria uma mensagem específica para sempre que estiver ausente do app.

Crie Seu Perfil Empresarial

Outro ponto relevante para quem deseja aperfeiçoar sua Gestão Profissional de Contatos do WhatsApp é ter um Perfil Empresarial.

Por meio do WhatsApp Business você consegue ter um perfil específico para empresas, onde é possível adicionar endereço, horário de funcionamento, vitrine de produtos etc.

Diante disso, o perfil empresarial será seu cartão de visitas e por isso, precisa ser criado!

Analise suas Métricas

Um recurso bastante interessante que está disponível no WhatsApp Business é o de estatísticas. Através dele, é possível analisar as métricas de mensagens recebidas e respondidas, por exemplo.

Quando você está munido(a) de métricas, consegue criar estratégias persuasivas, a fim de melhorar o desempenho do seu negócio. Para quem deseja alavancar as vendas, saber analisar métricas é primordial, do contrário, o negócio não irá longe.

Crie Grupos e Listas de Transmissão para seus Clientes

Se você tem me acompanhado aqui no blog, já aprendeu Como Criar uma Lista de Transmissão no WhatsApp, assim como, já sabe como criar grupos.

O maior benefício disso está na facilidade em se comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo. Todavia, lembre-se que é preciso ter a autorização do contato, antes de adicioná-lo a um grupo. Caso contrário, sua prática será vista como spam e, não queremos isso, ok?

Você pode adicionar até 256 pessoas em um grupo ou em uma lista de transmissão. Mas, vale lembrar que cada lista deverá estar de acordo com cada “tipo de cliente” que você tem. Portanto, considere o nível de consciência de cada um deles, antes de colocá-los em um grupo, certo?

Leve seus Contatos para Suas Redes Sociais

Integrar é uma palavra fundamental no Marketing Digital. Portanto, fazer a integração de suas redes, bem como, de seus contatos, pode ser a grande sacada para o sucesso do seu negócio digital.

Sempre que possível, convide seus contatos para conhecer suas mídias sociais e a partir daí, comece a observar em qual estágio do funil de vendas cada contato está.

Aqueles contatos que clicam em seus links e vão para suas redes sociais, estão mais aptos a comprarem algo de você, como por exemplo, algum curso que você divulgue por meio de um link de afiliado.

Note que cada ação pode resultar em um aprendizado diferente, onde você conseguirá gerir melhor sua comunicação com os clientes, aumentando seu faturamento e expandindo seu empreendimento.

Aproveite para ler também: “Por que usar o Gerenciador de Links Hotmart

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