O que é Digital Influencer e como se tornar um?

Carreira Profissional

O que é Digital Influencer e como se tornar um?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em março 27, 2020
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Você já deve ter ouvido falar das pessoas que trabalham divulgando marcas na internet, mas você sabe exatamente O que é Digital Influencer? Confira!

Aqui no blog nós já abordamos, em mais de uma ocasião, como o poder de persuasão, pode realmente influenciar as pessoas a consumirem mais.

Com a explosão da internet, e as inúmeras redes sociais, esse ‘bang’ simplesmente transformou o comportamento de consumo de muita gente. E, obviamente, que para quem possui um negócio digital ou físico, essa foi é mais uma excelente oportunidade de fazer marketing online.

Leia também: “Gatilhos Mentais: Como Usar no Marketing de Afiliados”

O que é Digital Influencer?

Conforme citação anterior, o Digital Influencer é uma pessoa capaz de influenciar determinado grupo de indivíduos por meio da internet, sobretudo, nas mídias sociais.

A ideia é impactar o maior número de usuários, seja através de seu estilo de vida, seus hábitos rotineiros e/ou suas opiniões.

Numa Era cada vez mais tecnológica, onde tudo acontece primeiro na internet, as ações do Digital Influencer acabou se transformando em profissão. Onde muitas empresas começaram a utilizar a imagem dessas pessoas para divulgar e promover seus produtos e serviços.

Portanto, o Digital Influencer tem como objetivo impactar seus seguidores, criando e produzindo conteúdo direcionado para diversas marcas e empreendimentos diferentes.

Qual o Papel do Digital Influencer nos Negócios?

Decerto, o principal papel do Digital Influencer no mundo dos negócios é fazer marketing.

A publicidade produzida por esses influenciadores é capaz de alavancar marcas, tal como, também podem impactar negativamente muitos negócios.

Um exemplo disso se dá, quando determinado influenciador digital faz algo incoerente. Se ele promove uma marca, muitos seguidores começam associar sua ações, à própria empresa. Como resultado, têm ocorrido muitos ‘boicotes’ por aí.

Esse exemplo denota a importância e a proporção desses influenciadores em nossas vidas, que por sua vez, cada vez mais ganham espaço na mídia.

Em 2017 o site YOUPIX divulgou um levantamento sobre o impacto do Digital Influencer no Brasil. A conclusão foi que, cerca de 7 bilhões das interações que ocorrem nas redes sociais, são geradas através desses Influenciadores.

Além disso, a pesquisa revela que dentre os influenciadores mais populares do país, estão:

  • Kéfera;
  • Whindersson Nunes;
  • Felipe Neto.

Por fim, os digitais influencers brasileiros são um grande fenômeno nas campanhas publicitárias que ocorrem em todo o país. Sendo que, seus conteúdos são capazes de alcançar milhares de pessoas diariamente!

marketing com bruno marinho

O que te torna um Digital Influencer?

Mas, o que faz de alguém, um Digital Influencer?

Para ser considerado um influenciador digital, a pessoa precisa ‘cumprir algumas regras fundamentais’. Como por exemplo:

  • Seus perfis nas redes sociais precisam ter grande alcance, considerando sua audiência;
  • O conteúdo gerado pelo digital influencer deve gerar grande repercussão e engajamento;
  • A relevância do profissional precisa gerar valor para a marca.

Basicamente esses são os principais critérios para considerar alguém como sendo um Digital Influencer de sucesso!

Ou seja, as empresas estão em busca de pessoas que compartilhem de valores parecidos com os de sua marca, a fim de induzir seus seguidores a consumirem seus produtos e serviços.

Nesse sentido, é preciso criar um conteúdo viral e, que realmente seja capaz de impactar positivamente os usuários das redes.

Por que e como se tornar um Digital Influencer?

Entretanto, por que se tornar um influenciador digital?

Trabalhar com campanhas publicitárias é uma tarefa e tanto. Afinal, explorar sua própria imagem pode ser mais difícil do que se imagina. Todavia, a Postgrain fez uma pesquisa que revelou, o seguinte número:

  • 69% dos usuários afirmam que já foram ou são, influenciadas a comprar algo por sugestão de um influenciador digital.

Esse fato instiga muitas pessoas, que por sua vez, almejam trabalhar influenciando usuários na internet.

Além disso, o influenciador tem um papel importante no Marketing de uma empresa. Ele é capaz de deixar a Marca mais Humanizada, garantindo que o consumidor se sinta parte da empresa, pois se identifica com um rosto familiar que também diz consumir aquele produto ou serviço.

Sem contar que ter o poder de influenciar pessoas é algo que realmente excita muita gente!

Como se tornar um Digital Influencer?

Agora que já falamos sobre os principais aspectos dessa profissão, que inclusive, é considerada uma das profissões do futuro – o que fazer para se tornar um Digital Influencer?

Em primeiro lugar, você precisa ter um objetivo traçado.

Ou seja, precisa definir se seu foco estará na conquista de muitos seguidores; na criação de um conteúdo único e irreverente, ou ainda, se irá trabalhar sua imagem para se parecer com determinada marca.

Diante disso, será preciso trabalhar para bastante nos seguintes tópicos:

  • Buscar estratégias para aumentar os seguidores nas redes sociais;
  • Contratar um Designer para criar imagens conceituais e impactantes;
  • Produzir um conteúdo exclusivo, diferente do que já está sendo feito na internet;
  • Definir qual o tipo de público você deseja impactar (adolescentes, profissionais liberais etc);
  • Utilizar uma linguagem própria (é preciso dar voz para sua imagem);
  • Acompanhar as marcas que têm mais a ver com sua personalidade;
  • Estudar meios de contactar empresas que compartilham de seus ideais;
  • Estar presente em mais de uma mídia, a fim de aprender como ser um Youtube Profissional, escrito de sucesso etc…

Digamos que esses são os primeiros passos para iniciar sua carreira de influenciador digital.

Quanto Ganha um Digital Influencer?

Embora as vantagens de ganhar dinheiro pela internet sejam inúmeras, talvez você tenha dúvidas sobre quanto ganha um Digital Influencer, não é mesmo?

Bom, de acordo com a Revista Forbes, o salário de um influenciador digital varia de acordo com seu número de seguidores e com sua capacidade de impactá-los positivamente.

A revista encomendou uma pesquisa que revelou que, um influenciador com mais de 7 milhões de seguidores, pode ganhar mais de 150 mil dólares – considerando somente o Instagram.

Já com relação ao Facebook, esse valor pode subir para 187 mil. E pasme, o Youtube pode gerar mais de 300 mil dólares por mês para um Digital Influencer de sucesso!

Contudo, no Brasil as coisas não são tão boas assim. Mas, ainda vale muito a pena!

Se você quiser trabalhar como influenciador digital no Brasil, pode chegar a ganhar 150 mil reais por campanha no Youtube. Canais menores, faturam entre 1 a 5 mil reais, segundo a matéria publicada pela revista Época NEGÓCIOS.

Seja qual for o seu principal objetivo, vale dizer que trabalhar pela internet tem sido a melhor opção. Ainda mais em tempos tão difíceis, como é o caso da atual Pandemia enfrentada por todos nós!

Por isso, vou deixar aqui uma opção sensacional, que vai te ajudar a colocar hoje mesmo o seu negócio na internet!

Conheça o Portal Exclusivo do Instituto Desenvolve T.I – Plataforma Exclusiva para Empreendedores que Desejam Criar, Planejar e Lançar Negócios Online.

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Receba Dicas e Estratégias de marketing digital diretamente em seu e-mail!

Estratégias TESTADAS E COMPROVADAS!