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Processo de Vendas: Como Planejar um Processo Estruturado

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em agosto 10, 2021

Você sabe como estruturar um bom processo de vendas para vender todos os dias no automático? Antes de tudo, saiba que isso é possível. Confira, a seguir!

Todo mundo que começa a trabalhar como afiliado, deseja construir um negócio de sucesso, certo? No entanto, nem todo mundo sabe o que é preciso para estruturar um processo de vendas consolidado, Isto é, que trará frutos a médio e longo prazo com consistência.

Em primeiro lugar, precisamos compreender o que é o processo de vendas em si. Em síntese, ele consiste em todas as etapas que o cliente precisa percorrer até efetuar a compra de algum serviço ou produto. Nesse sentido, você como gestor do seu negócios, precisa definir quais serão os caminhos realizados por cada cliente, até que ele finalize a compra.

Em outras palavras, cada “passo dado” pelo cliente faz parte da estrutura do seu processo de vendas. Essa estrutura é essencial para garantir que todos os dias você fará vendas na internet.

Além disso, por meio desse processo, é possível melhorar e aprimorar as estratégias do seu empreendimento digital, fazendo com que ele se fortaleça no mercado. Lembrando que isso vale para qualquer tipo de negócio, inclusive, os micros e pequenos (como é o caso de muitos afiliados).

Mas, como nem tudo são flores. Para conseguir estruturar o processo de vendas é preciso saber planejar todas as etapas e estratégias que serão aplicadas em seu negócio. E, por isso, hoje vamos conhecer a melhor maneira de criar sua própria estrutura de sucesso.

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processo de vendas

Como Estruturar um Processo de Vendas?

Bom, não existe um jeito certo ou errado de fazer, desde que a maneira como você têm feito, lhe traga resultados. Porém, posso afirmar que, de modo geral, existem 3 aspectos essenciais para um processo de vendas bem estruturado. São eles:

  1. Pré-Venda – Nessa etapa, você deverá fazer uma análise de mercado, bem como precisa identificar seu público-alvo. Além disso, para criar um conteúdo de valor que atraia as pessoas na internet, será necessário buscar as melhores palavras-chave para o seu negócio. Para saber como fazer isso, clique aqui e assista ao vídeo.
  2. Venda – Já nessa parte, é necessário definir qual será sua estratégia de tráfego pago, afinal, é importante ter uma. Você também deverá usar o SEO e ter uma página de vendas persuasiva e atraente para fisgar a atenção do cliente logo de primeira. Será preciso trabalhar funil de vendas e, se possível, as mídias sociais e o e-mail marketing.
  3. Pós-Venda – Por fim, depois que as vendas começarem a acontecer, é muito importante realizar uma análise de dados, a fim de mensurar os resultados. Isso deverá ser feito de maneira contínua. Além disso, outro aspecto relevante dessa etapa é a otimização de processos. Aquilo que dá certo, você replica e o que não dá, você modifica ou descarta. Não se esqueça de oferecer suporte aos clientes para nutrir um bom relacionamento e estender a parceria entre vocês por mais tempo.

Em suma, cada uma das etapas poderá ter um custo ou requerer um tipo de conhecimento específico. Por isso, é muito importante estudar o seu nicho de mercado, seus concorrentes e as melhores ferramentas para o seu negócio. Com a finalidade de automatizar os processos e reduzir os custos.

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Como Diferenciar seu Público-alvo de sua Persona?

Agora que você já sabe quais são as principais etapas do processo de vendas, é importante que não fique dúvidas sobre quem são seu público-alvo e sua persona. Visto que, ambos são coisas distintas.

Em resumo:

  • Público-alvo – É um grupo de pessoas, cujas características são semelhantes. Como por exemplo, mesma idade, gênero, cargo ou salário, escolaridade etc. Munido dessas informações, você conseguirá criar sua persona.
  • Persona – Já a Persona, se trata da representação fictícia do seu público-alvo. Ou seja, você dará um rosto e um nome para ela, a fim de que ela represente o cliente ideal para o seu produto ou serviço. Exemplo: Maria de 38 anos, mãe de dois filhos, procurando emprego pela internet, sem renda no momento. Perceba que essa descrição é muito mais detalhada, o que por sua vez, torna sua campanha de venda muito mais assertiva.

Vale dizer que você pode ter várias “Personas” para o seu negócio digital. Mas, saiba qual será a estratégia usada em cada uma delas. Pois, não se pode aplicar uma única forma de vender para diferentes tipos de pessoas, esperando obter o mesmo resultado.

Assista esse meu vídeo para ter uma ideia de como criar boas estratégias de vendas para vender como afiliado todos os dias e obter resultados expressivos com consistência:

Conclusão

Eu quero que você saiba que nem sempre seu cliente passará por todas as etapas citadas. Além disso, cada cliente já vem com um certo preparo ou a ausência dele, na hora de comprar seu produto.

Muitas vezes, o cliente sequer sabe que tem um problema e o seu grande desafio, é mostrar que seu produto poderá resolver o problema dele. Porém, por outro lado, existem clientes que já sabem que precisam do seu produto, mas podem comprar de outra pessoa, ou seja, outro afiliado. Nesse caso, seu desafio será conquistá-lo, a fim de que ele escolha comprar de você.

Essa “conquista” pode ser feita de diferentes formas:

  • Por meio de um vídeo review;
  • Através de um artigo de blog de valor;
  • No Stories do Instagram ou Facebook;
  • Em uma campanha do Google Ads ou Facebook Ads;
  • Entre outros.

Portanto, a saber que o mercado digital é muito concorrido e que o seu trabalho será chamar a atenção de muitos usuários para conseguir obter um bom número de vendas no mês, o que você pode fazer para começar a ter resultados positivos ainda hoje é preencher o seu e-mail aqui embaixo para fazer parte da minha comunidade gratuita de afiliados.

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