Thumbnail: O que é e Por que Usar?

Vídeo Marketing

Thumbnail: O que é e Por que Usar?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em outubro 7, 2020
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

A thumbnail se refere a imagem que servirá de capa para uma publicação na internet. Em outras palavras, ela é aquela miniatura que aparece em vídeos do Youtube, por exemplo.

Na maioria das vezes que a gente resolve procurar um vídeo no Youtube, determinamos nossa escolha de acordo com a imagem de capa do vídeo, certo? Isso porque, nós somos seres visuais. Isto é, nosso cérebro responde melhor aos estímulos visuais e por isso, temos essa tendência de clicar em algo que nos chame a atenção.

E essa imagem miniatura do Youtube (que tanto nos encanta) é chamada de Thumbnail. Mas, ela não é utilizada apenas no Youtube, esse exemplo é mais para ilustrar a ideia de usar uma Thumbnail para atrair olhares nas redes sociais.

Acontece que, a palavra Thumbnail ficou muito famosa depois que Youtubers descobriram que ao criar boas imagens para as capas de seus vídeos, o engajamento deles aumentava (e muito).

Salve para ler depois: “Como Ver o Contador de Inscritos do Youtube”

O que é Thumbnail?

Em tradução literal, a palavra Thumbnail significa polegar (thumb) e unha (nail). Portanto, podemos dizer que esse termo tem relação direta com vídeos publicados na internet e é usado, justamente, devido ao tamanho reduzido de um polegar. Em outras palavras, thumbnail representa uma imagem em miniatura.

Antigamente o tamanho da thumbnail era de 80 x 200 pixels. Mas, com o passar do tempo as coisas foram se adaptando a demanda virtual e o que antes era regra, passou a ser algo mais flexível e menos engessado.

Você pode usar uma thumbnail para reduzir o carregamento de uma página, sabia? Isso faz com que o acesso da página seja mais rápido, evitando que você perca pontos no Google por causa de segundos a mais no processamento das imagens “em tamanhos normais”.

Além disso, hoje em dia é possível usar thumbnails no Facebook, Instagram, Pinterest, etc – e não apenas no Youtube.

thumbnail

Para que serve a Thumbnail?

Bom, já deu para perceber que ela é uma excelente ferramenta de engajamento né. Afinal, se você souber usar sua criatividade para criar uma thumbnail chamativa, pode melhorar a quantidade de visualizações de suas publicações.

Além disso, por ela você pode pré-visualizar um arquivo antes de baixá-lo. Dessa forma, você evita ficar preenchendo seu armazenamento com imagens pesadas e desnecessárias, podendo escolher a dedo as imagens que deseja incluir em sua galeria.

Por fim, posso dizer que através das thumbnails suas pastas ficam mais organizadas, sendo que, é possível separá-las por categorias e tamanhos, por exemplo.

Você também vai gostar de saber: “Como usar o Google Imagem”

Por que Criar uma Thumbnail Chamativa é importante?

Obviamente, que ao criar uma boa Thumbnail além de destacar seus vídeos e suas publicações, você ainda consegue atrair a atenção do seu público-alvo. Portanto, suas chances de aumentar sua audiência e de fidelizar todas as pessoas que já te acompanham, são bem maiores.

Além disso, as plataformas digitais, como o Youtube, Facebook, Instagram etc – valorizam perfis que se esforçam para agradar os usuários e a partir disso, começam a mostrar os conteúdos caprichados para um número ainda maior de pessoas.

Outro ponto muito importante em criar uma thumbnail atraente, é que ela reforça sua identidade. Isto é, sempre que alguém ver uma thumbnail com determinada característica, vai saber que aquela publicação é sua.

Por isso, ao criar suas thumbnails, se esforce para manter um padrão nas imagens. Isso vai ser positivo para seu canal, perfis nas redes sociais e etc.

Como Fazer uma Thumbnail?

E agora que você já sabe o que é e para que serve uma thumbnail, vamos aprender como fazer a sua.

Em primeiro lugar, é preciso saber qual o tamanho da sua thumbnail. Atualmente, existe um tamanho padrão, que se encaixa perfeitamente nas capas de miniatura do Youtube: 1280×720 pixels. Sabendo disso, é hora de escolher um site ou programa de criação.

Sites de Criação de Thumbnail:

Flimbo

Por meio desse site você pode criar diversas miniaturas de um jeito prático e muito fácil.

Existem modelos prontos que você pode utilizar como molde para suas capas.

Todos eles são editáveis e o processo de clicar e arrastar, facilita muito!

Canva

Aqui no blog criamos um tutorial prático de como usar o canva, clique aqui para acessar.

Esse é o site é um dos mais completos de criação de artes do mundo.

Você também pode usar modelos prontos como base para criar suas próprias capas. E ele te dá sugestões incríveis de edição. Vale muito a pena!

Fotor

O Fotor é um editor online que assim como o canva, possui recursos grátis e recursos pagos.

Ele é fácil de usar e a criação de suas capas pode ser feito com poucos cliques.

Adobe Photoshop

Esse é um editor de imagens mais profissional e por isso, requer um pouco mais de habilidade.

No entanto, ele é muito completo e possui inúmeros recursos para a criação de capas. Acontece que ele é pago e só oferece 30 dias gratuitos para usuários que desejam experimentar. Mas, vale a pena!

Conteúdos Complementares

Já que estamos falando sobre criação de imagens para redes sociais, a fim de potencializar o engajamento de perfis e canais, quero deixar aqui uma lista com conteúdos complementares, que irão te ajudar a fortalecer sua jornada online.

Lembrando que a partir desses conteúdos você pode aumentar seu faturamento com o Marketing Digital; Explorar as oportunidades no Marketing de Afiliados e ainda, melhorar as vendas do seu negócio físico, migrando-o para o mundo digital.

Salve todos para ler depois:

Se esse conteúdo te ajudou, compartilhe em suas redes sociais e aproveite para assinar nossa lista de email, para receber mais dicas como essas em primeira mão. Basta colocar seu melhor email aqui embaixo que nós nos encarregaremos de te enviar os melhores conteúdos sobre Marketing Digital.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Receba Dicas e Estratégias de marketing digital diretamente em seu e-mail!

Estratégias TESTADAS E COMPROVADAS!