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Thumbnail: O que é e Por que Usar?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em outubro 7, 2020
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A thumbnail se refere a imagem que servirá de capa para uma publicação na internet. Em outras palavras, ela é aquela miniatura que aparece em vídeos do Youtube, por exemplo.

Na maioria das vezes que a gente resolve procurar um vídeo no Youtube, determinamos nossa escolha de acordo com a imagem de capa do vídeo, certo? Isso porque, nós somos seres visuais. Isto é, nosso cérebro responde melhor aos estímulos visuais e por isso, temos essa tendência de clicar em algo que nos chame a atenção.

E essa imagem miniatura do Youtube (que tanto nos encanta) é chamada de Thumbnail. Mas, ela não é utilizada apenas no Youtube, esse exemplo é mais para ilustrar a ideia de usar uma Thumbnail para atrair olhares nas redes sociais.

Acontece que, a palavra Thumbnail ficou muito famosa depois que Youtubers descobriram que ao criar boas imagens para as capas de seus vídeos, o engajamento deles aumentava (e muito).

Salve para ler depois: “Como Ver o Contador de Inscritos do Youtube”

O que é Thumbnail?

Em tradução literal, a palavra Thumbnail significa polegar (thumb) e unha (nail). Portanto, podemos dizer que esse termo tem relação direta com vídeos publicados na internet e é usado, justamente, devido ao tamanho reduzido de um polegar. Em outras palavras, thumbnail representa uma imagem em miniatura.

Antigamente o tamanho da thumbnail era de 80 x 200 pixels. Mas, com o passar do tempo as coisas foram se adaptando a demanda virtual e o que antes era regra, passou a ser algo mais flexível e menos engessado.

Você pode usar uma thumbnail para reduzir o carregamento de uma página, sabia? Isso faz com que o acesso da página seja mais rápido, evitando que você perca pontos no Google por causa de segundos a mais no processamento das imagens “em tamanhos normais”.

Além disso, hoje em dia é possível usar thumbnails no Facebook, Instagram, Pinterest, etc – e não apenas no Youtube.

thumbnail

Para que serve a Thumbnail?

Bom, já deu para perceber que ela é uma excelente ferramenta de engajamento né. Afinal, se você souber usar sua criatividade para criar uma thumbnail chamativa, pode melhorar a quantidade de visualizações de suas publicações.

Além disso, por ela você pode pré-visualizar um arquivo antes de baixá-lo. Dessa forma, você evita ficar preenchendo seu armazenamento com imagens pesadas e desnecessárias, podendo escolher a dedo as imagens que deseja incluir em sua galeria.

Por fim, posso dizer que através das thumbnails suas pastas ficam mais organizadas, sendo que, é possível separá-las por categorias e tamanhos, por exemplo.

Você também vai gostar de saber: “Como usar o Google Imagem”

Por que Criar uma Thumbnail Chamativa é importante?

Obviamente, que ao criar uma boa Thumbnail além de destacar seus vídeos e suas publicações, você ainda consegue atrair a atenção do seu público-alvo. Portanto, suas chances de aumentar sua audiência e de fidelizar todas as pessoas que já te acompanham, são bem maiores.

Além disso, as plataformas digitais, como o Youtube, Facebook, Instagram etc – valorizam perfis que se esforçam para agradar os usuários e a partir disso, começam a mostrar os conteúdos caprichados para um número ainda maior de pessoas.

Outro ponto muito importante em criar uma thumbnail atraente, é que ela reforça sua identidade. Isto é, sempre que alguém ver uma thumbnail com determinada característica, vai saber que aquela publicação é sua.

Por isso, ao criar suas thumbnails, se esforce para manter um padrão nas imagens. Isso vai ser positivo para seu canal, perfis nas redes sociais e etc.

Como Fazer uma Thumbnail?

E agora que você já sabe o que é e para que serve uma thumbnail, vamos aprender como fazer a sua.

Em primeiro lugar, é preciso saber qual o tamanho da sua thumbnail. Atualmente, existe um tamanho padrão, que se encaixa perfeitamente nas capas de miniatura do Youtube: 1280×720 pixels. Sabendo disso, é hora de escolher um site ou programa de criação.

Sites de Criação de Thumbnail:

Flimbo

Por meio desse site você pode criar diversas miniaturas de um jeito prático e muito fácil.

Existem modelos prontos que você pode utilizar como molde para suas capas.

Todos eles são editáveis e o processo de clicar e arrastar, facilita muito!

Canva

Aqui no blog criamos um tutorial prático de como usar o canva, clique aqui para acessar.

Esse é o site é um dos mais completos de criação de artes do mundo.

Você também pode usar modelos prontos como base para criar suas próprias capas. E ele te dá sugestões incríveis de edição. Vale muito a pena!

Fotor

O Fotor é um editor online que assim como o canva, possui recursos grátis e recursos pagos.

Ele é fácil de usar e a criação de suas capas pode ser feito com poucos cliques.

Adobe Photoshop

Esse é um editor de imagens mais profissional e por isso, requer um pouco mais de habilidade.

No entanto, ele é muito completo e possui inúmeros recursos para a criação de capas. Acontece que ele é pago e só oferece 30 dias gratuitos para usuários que desejam experimentar. Mas, vale a pena!

Conteúdos Complementares

Já que estamos falando sobre criação de imagens para redes sociais, a fim de potencializar o engajamento de perfis e canais, quero deixar aqui uma lista com conteúdos complementares, que irão te ajudar a fortalecer sua jornada online.

Lembrando que a partir desses conteúdos você pode aumentar seu faturamento com o Marketing Digital; Explorar as oportunidades no Marketing de Afiliados e ainda, melhorar as vendas do seu negócio físico, migrando-o para o mundo digital.

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