Como Criar um E-book Profissional e de Sucesso

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Como Criar um E-book Profissional e de Sucesso

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em abril 27, 2020
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Aprenda como criar um e-book profissional e de sucesso em apenas 9 passos. Além disso, descubra quais são as melhores ferramentas para criação.

Você sabia que é possível ganhar dinheiro com livros digitais?

Mais conhecidos como e-books, os livros digitais são bastante utilizados nas estratégias de Marketing Digital, sobretudo, no Marketing de Afiliados, onde se oferece um e-book gratuito em troca de um e-mail para a lista de E-mail Marketing.

Nesse sentido, é possível criar e-books com diferentes temáticas, a fim de educar e influenciar o poder de decisão de clientes em potencial.

O que é um E-book?

Em suma, o e-book é um livro em formato digital, que por sua vez, pode ser comercializado em diversas plataformas da internet.

Por meio deles, é possível ler conteúdos através do desktop, tablet e smartphone. Ou seja, se você tiver um aparelho eletrônico conectado à internet, pode abrir seu e-book e ler de qualquer parte do mundo.

Além disso, após baixar o e-book, não é mais preciso se manter conectado à internet, pois o livro digital fica salvo em seus arquivos digitais.

Um outro aspecto interessante do e-book é que, embora seja disponibilizado em formato digital, ele também pode ser impresso e lido de maneira tradicional. Em ambos os casos, é possível aproveitar o máximo possível das informações contidas nele.

Leia também: “7 Incríveis Ferramentas de Marketing Digital”

marketing com bruno marinho

Vantagens de Criar um E-book Profissional

A seguir, confira alguns dos principais benefícios de investir na criação de um e-book profissional:

  • Custo-benefício – Em primeiro lugar, devemos considerar seu baixo custo. Tanto para fazer, quanto para comercializar, é mais barato investir em um livro digital do que em uma versão impressa. Isso porque, o processo de distribuição é mais rápido e mais barato. Como resultado, a margem de lucro é muito maior!
  • Fácil distribuição – A grande vantagem de investir em Marketing Digital é que tudo pode ser facilmente distribuído pela internet. Nesse sentido, ao criar um e-book profissional você consegue alcançar um grande número de consumidores sem precisar de um espaço físico para isso, como acontece com os livros tradicionais, que necessitam de livrarias e sebos, por exemplo.
  • Ganhar Dinheiro fazendo o que gosta – Um outro grande benefício de produzir e-books profissionais é que você pode lucrar fazendo àquilo que mais adora. Ao criar um livro digital é possível ensinar outras pessoas, de maneira didática e simples – e ao mesmo tempo, fazer disso seu negócio.

Você também vai gostar de ler: “Como Criar Página de Vendas Focada em Conversão”

Ferramentas para Criar um E-book Profissional e de Sucesso

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios de criar um e-book profissional e de sucesso, vamos conhecer algumas das melhores ferramentas para iniciar o seu projeto:

Google Docs

Antes de mais nada, você precisará de uma ferramenta para escrever seus conteúdos.

Para isso, existem muitos programas gratuitos que podem ser utilizados. Contudo, é importante escolher uma ferramenta que salve em nuvem todo seu conteúdo, a fim de evitar que você perca algo importante.

Nesse sentido, recomenda-se o Google Docs – ferramenta de conteúdo do Google. Através dele você pode escrever seus textos online, e salvá-los em nuvem. Dessa forma, nada será perdido nunca!

PDF 

Aqui estamos falando de um formato de arquivo. O PDF é o formato mais comum entre os e-books, isso porque, ele pode ser aberto em qualquer dispositivo, é leve e possui uma alta qualidade.

Canva

O Canva é uma ferramenta de criação de arte.

A saber que após o texto ficar pronto será preciso criar um design atrativo e que desperte o interesse de sua audiência, é muito importante investir em uma arte persuasiva.

Aqui no blog escrevemos um artigo sobre a Psicologia das Cores no Marketing de Afiliados, que também serve para qualquer nicho de negócio. Ao usar as cores de maneira intencional, você é capaz de influenciar seus clientes, fazendo com que cometam uma ação favorável ao seu negócio.

PowerPoint

Temos ainda o PowerPoint que também pode ser usado para construir um formato mais simples de e-book.

Através deles é possível criar tanto o texto quanto a arte. Mas, ele não possui tantos recursos quanto o Canva.

Por isso, ele é mais indicado para quem tem dificuldade de migrar o texto para outra ferramenta. Pois, com ele dá para fazer tudo em um só lugar.

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Como criar um E-book Profissional e de Sucesso em 9 Passos

Finalmente agora chegamos a etapa mais importante desse artigo: como criar um e-book profissional e de sucesso em apenas 9 passos.

#1 – Definição de Persona

Em suma, Persona é q definição do seu cliente ideal. Ou seja, é a representação fictícia de quem realmente pode se interessar por seu produto ou serviço. Exemplo:

“Joana, 27 anos, professora de dança, gosta de malhar e ama animais. Têm como hobbie, tocar violão e cantar.”

Se o seu e-book ensinar como tocar violão ou ainda, como exercitar as cordas vocais antes de cantar, significa que ‘Joana’ é sua Persona ideal.

Nesse caso, vou deixar como sugestão um outro artigo “Como Criar Personas para Seu Negócio Online”. Através desse conteúdo você conseguirá ter um ‘norte’ para seguir.

Em todo caso, sem ter em mente a idealização de um cliente ideal, fica difícil seguir para os próximos passos. Portanto, foque nesse estudo, pois ele será fundamental para sua jornada.

#2 – Para Criar um E-book Profissional é preciso definir o Tema do E-book

Obviamente, que sem um tema pré-definido também não terá como seguir para os passos seguintes. Por isso, a definição do tema é algo que realmente importa.

Escolha um tema que você domine e tenha total afinidade.

Por exemplo, se você é técnico em computação, pode comercializar um e-book que ensine como consertar notebooks etc.

O importante é escolher um tema que seja fácil de falar, pois isso será crucial para garantir sua autoridade e relevância na internet.

#3 – Definição de Tópicos e Estruturação do texto

Depois de ter a Persona e o Tema do e-book bem definidos, você precisará de organização.

Para isso, minha sugestão é:

  • Faça um esboço listando os principais assuntos a serem abordados;
  • Divida os assuntos em capítulos;
  • Pesquise bastante sobre cada capítulo;
  • Resuma sua pesquisa de maneira didática e objetiva;
  • Comece a estruturar seu texto em cima desses resumos;
  • Revise várias vezes até concluir todos os capítulos.

#4 – A Arte é Essencial ao Criar um E-book Profissional

Em seguida, temos que cuidar da arte do e-book. Pois através dela seu leitor conseguirá compreender melhor a mensagem que você está querendo transmitir.

Para criar um design atraente, você pode utilizar fotos ou vetores. Para te ajudar com essa questão, vou deixar aqui nosso artigo sobre os “Melhores Bancos de Imagens Grátis em Português”.

#5 – Escolha do Formato do E-book

Como já citamos anteriormente, a melhor opção para salvar o seu e-book profissional é o formato PDF. Pois é simples e bem fácil de fazer.

Contudo, também existe o formato ePub, que oferece ao usuário a opção de adaptar o texto e a fonte de maneira automática, a fim de fazer com que ele se adapte facilmente a qualquer dispositivo.

#6 – Diagramação

Em síntese, a diagramação diz respeito a formatação do e-book. Isso se refere ao texto e a arte do livro digital.

Para criar um e-book profissional a diagramação precisa ser perfeita.

Muitos profissionais realizam esse trabalho, mas se você não quiser contratar outra pessoa, pode usar o Canva (que citamos anteriormente) para fazer sua própria diagramação.

#7 – Registro do E-book

Como o seu objetivo é comercializar o e-book, recomenda-se que haja um registro na Biblioteca Nacional.

O registro garante ao autor toda a segurança relacionada a direitos autorais da obra.

As informações para o registro podem ser obtidas no site oficial da Biblioteca Nacional, através do link http://www.bn.br/.

#8 – Escolha da Plataforma de distribuição

Depois será preciso escolher em qual plataforma digital você irá distribuir seu e-book. A princípio, temos algumas que são consideradas as melhores:

Em todas elas você consegue comercializar seu e-book de um jeito rápido, simples e bastante lucrativo.

#9 –  Divulgação do E-book

Por fim, temos que fazer a divulgação do seu e-book profissional. Afinal, sem a divulgação dificilmente alguém irá encontrar seu livro digital.

Dentre as melhores maneiras de divulgar seu e-book na internet, temos:

  • Redes Sociais – Você pode usar o Facebook, Instagram e Youtube para divulgar seu livro.
  • Blog – Através de um blog você pode produzir conteúdo que explique os benefícios do seu produto, instigando o leitor a comprá-lo.
  • E-mail Marketing – Ao enviar e-mails pontuais para sua audiência, você consegue promover seu e-book profissional, aumentando as chances de vendas.
  • Links patrocinados – E ainda existe a opção de divulgar por meio de links patrocinados. Como por exemplo, através do Google Ads, onde você paga para a Google anunciar seu produto em seus mecanismos de busca.

E aí, pronto(a) para criar seu e-book profissional?

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